top of page

Drone na Mineração - Uma Grande Ferramenta

  • sampaiominas
  • Jun 20, 2020
  • 3 min read

Entenda de forma simples como funciona o equipamento, vantagens e informações possíveis. O uso de Drone é uma excelente ferramenta no campo, ou no controle gerando dados estratégicos.


Figura 1 - Imagem do Levantamento de Estoque Pedreira Dalba Engenharia, Maio - Paraná


A popularização do Drone ou VANT (Veiculo Aéreo Não Tripulado) em várias aplicações já não é uma grande inovação para o mercado. Porém não é todo drone e nem todo técnico que está habilitado para tais levantamentos. O drone precisa ter um GPS embarcado de boa precisão, uma excelente câmera, bom planejamento do voo, condições de luminosidade, vento e equipamentos complementares para aumentar a exatidão do método.

Nas aplicações de aerolevantamento, o levantamento é realizado com captura de imagens em uma determinada malha, de modo que cada imagem sobrepõe (longitudinal e lateral) parte de duas outras, deste modo teremos várias imagens de vários ângulos de um mesmo ponto, uma visão estereoscópica. Na Figura 2, um exemplo são obtidas 4 imagens (Figura 2a) com sobreposição lateral e longitudinal, conforme a coleta da imagem 1(2b) sobrepondo parte da foto 2 e parte da foto 4.

Figura 2 - Esquematização de coleta e sobreposição de imagens lateral e longitudinal.

A qualidade do levantamento está diretamente relacionado a qualidade das imagens, já estas a câmera (abertura da lente, distância focal, etc), luminosidade, altura de voo (gerando a relação pixels/cm²) e araste do vento ( estabilização do drone). As imagens geradas são conjunto de dados, incluindo posição espacial da imagem e informações da câmera, conforme Figura 3.

Figura 3 - Dados da imagem fornecidos pela imagem da Figura 1.

A fase posterior é o tratamento das imagens geradas. As imagens são processadas de acordo com o posicionamento e dados informados. Através de triangulação, e métodos de processamento é possível estimar a profundidade de cada ponto, formando uma nuvem de pontos, gerando declividade do terreno e outras informações compondo uma superfície digital. Os produtos gerados no trabalho exemplificado na Figura 2 e 3 foram: Modelo Digital do Terreno; calculo de volume de estoque, curvas de nível e relatório com estimativas de erros.

Figura 4 - Interface do Software de processamento: (A) nuvem de pontos gerada, (b) Ortomosaico, (C) Modelo digital planialtimétrico, e (d) modelo Digital do Terreno com Texturas.

Além das vantagens relatadas, considero a principal CUSTO X BENEFÍCIO, com custo relativamente baixo, poucas horas de levantamento, velocidade de informações e acurácia. Por exemplo para este projeto relatado foram necessários: 2 baterias, 2 Vôos, 1:00 de trabalho de campo, 569 imagens, cerca de 23 horas de processamento em máquina, com 2 a 3 horas de trabalho assistido por técnico. Na mineração as principais aplicações são:

  • Controle de Avanço de lavra;

  • Controle de Desmonte e retirada de capeamento;

  • Estrutural;

  • Controle de estoque;

  • Mapeamento de estruturas geológicas;

  • Curvas de nível;

  • Na prospecção: Grande área coberta numa visita de campo, podendo visualizar possíveis afloramentos.

Exigem grandes desafios no desenvolvimento e uso de Drones, principalmente redução de valores de drones (Acima de 10 mil reais), equipamentos complementares como RTK - Real-time Kinematic (Acima de 15 mil reais) e um bom computador para processamento (acima de 8 mil reais), softwares ou plataformas online para processamento ( cerca de 3.500 dólares) alguns destes investimentos podem causar incremento na acurácia, porém elevam o valor do levantamento, será que os pequenos e médios mineradores estão dispostos a pagar por isso? Ou ficarão apenas nas mãos das grandes mineradoras? Não. Existem empresas que fornecem preços convidativos, com propostas adaptadas para cada demanda e algumas plataformas alternativas. Quer saber mais? entre em contato.


Todos os direitos reservados © 2019 Sampaio Consultoria. É vedada a reprodução total ou parcial desta obra, seus componentes e conteúdo.


__________________________________

Filipe Sampaio Batista

Engenheiro de Minas

Mestre em Exploração Petrolífera e Mineral

Curso Topografia com Drones em Ambiente Rural, DronENG .

___________________________________

 
 
 

Comments


bottom of page