top of page

Dilemas na Prospecção Mineral!

  • sampaiominas
  • Jun 20, 2020
  • 3 min read

Os desafios da busca por reservas minerais, existe mesmo risco planejado? O desafio de empreender na mineração e o risco no investimento mineral .

Figura 1: Projeto Serra do Inajá - VALE, Sul do Pará, sondagem realizada pela GEOSOL em 2012.


O Empreendimento mineral começa com a fase de prospecção de áreas, fase de busca de minério de interesse. Inicia-se com uma geologia regional buscando-se indícios de formações geológicas e/ou de ocorrências minerais e possíveis reservas minerais, através de mapas de fotointerpretação, sensoriamento remoto, geoquímica, Geofísica e etc. Após a definição de possíveis alvos parte-se para o trabalho de campo, com coletas de amostras de afloramentos, de drenagens, córregos, leitos, que indiquem concentrações pequenas do mineral de interesse, esta fase será realizada de acordo com as características do minério e dos recursos planejados. Após os dados tratados, em caso positivo uma área menor é definida para amostragem mais detalhada, em caso negativo os dados são compilados no banco de dados. Cada fase posterior de pesquisa positiva exige maior investimento.

Em cada fase do projeto parte-se da seguinte premissa abandona ou investe mais em detalhe, baseando nos critérios "Expectativa Medida/Projetada versus Investimento para conhecer a possível Reserva". Por vezes é preciso investir um pouco mais para reduzir o risco da decisão de um empreendimento mineiro. O Objetivo é tentar conhecer o corpo do minério para reduzir riscos, para isto exigem mais investimento até se ter base para tomada de decisão, conforme ilustra o Figura 2.

Figura 2 - Gráfico Investimento x Tempo ou nível de Conhecimento de área


É Possível que um investimento “errado” de centenas de milhares em amostragens evite um erro de cifras estratosféricas de investimento em sondagem de detalhe, estruturas, usina, tecnologia e melhoria de logísticas de uma área sem viabilidade econômica e técnica. Partindo desta premissa considere:

"Não existem erros nem acertos, existem apenas decisões em horas erradas e horas certas... "( Gabriel Almeida )

A busca para conseguir informações suficientes para conhecer a reserva gera um verdadeiro jogo de cartas, uma aposta certeira poderá tornar irrelevantes alguns erros durante a prospecção. Todavia uma Aposta Errada, torna em prejuízo vários acertos técnicos na prospecção, pelo simples decisão tardia de parar, adiar ou abandonar o projeto.

" A ultima carta que você vira é a que importa, mas desistir do jogo após rodadas sem perspectivas, é uma boa decisão "

Dois breves exemplos. Em um projeto o técnico, como base na sua experiência de campo, locou um furo fora da área limite para secção, planejada(pelo geólogo), porém após o resultado positivo inesperado, ninguém falou que o furo foi locado errado e tomaram várias decisões positivas com base naquelas informações. Em Outro projeto a malha de sondagem foi cumprida perfeitamente, a topografia colaborou, porém a reserva não, e com base nos dados de sondagem a distribuição espacial da jazida foi estimada, revelando que o alto capeamento inviabilizou qualquer tipo de extração daquele tipo de minério.

Mesmo com resultados positivos ou satisfatórios , ao encontrar uma reserva o desafio está apenas começando. O aproveitamento da maioria das áreas de minérios industriais demandam o desenvolvimento de tecnologia para produção ou investimento alto em tecnologia pré-existente. A mineração é apaixonante, mas é preciso analisar cada passo.


Todos os direitos reservados © 2019 Sampaio Consultoria. É vedada a reprodução total ou parcial desta obra, seus componentes e conteúdo.

_________________________________________

Filipe Sampaio Batista

Engenheiro de Minas

Mestre em Exploração Petrolífera e Mineral

 
 
 

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page